segunda-feira, 5 de março de 2012

FREVO



O FREVO surgiu no Recife no final do século XIX. O frevo é conhecido pelo ritmo acelerado e o ritmo caracteristico de Pernambuco.
A palavra frevo vem de Ferver “Frever” que melhor justifica a efervescência, agitação, confusão, rebuliço, calor... do nosso carnaval.
frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganhou características próprias. Da junção da capoeira com o frevo surgio o “passo” a dança do frevo.
Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo.
O frevo proporcionou aos setores populares espaço para manifestação de suas formas de expressão. Juntou-se à capoeira, ao maracatu, e a uma necessidade de intensificação das atividades urbanas. Esses setores puderam ter no frevo uma forma de expressão importantíssima. Se você analisa os ingredientes do frevo, a começar pela capoeira, expressão corporal, de efusividade e alegria, pode ver também que musicalmente ele teve uma importância muito grande. Paralelamente ao choro, o frevo é uma duas formas musicais brasileiras que mais investiram na sofisticação do ponto de vista técnico, estético e da arquitetura da música. A arquitetura do frevo é extraordinariamente sofisticada, com harmonia, melodia e rítmica absolutamente original, única e profunda. E há também aí o lado poético, pois foram muitos os poetas que se manifestaram através do frevo. De Tom Jobim a Villa-Lobos a Gilberto Gil
O Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha a melhor seção carnavalesca da época, na edição de 12 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência à dança, chamando-a de frevo. E em reconhecimento a importância do ritmo e a sua data de origem, em 09 de fevereiro de 2007, a Prefeitura da Cidade do Recife comemorou os 100 anos do mesmo.

2 comentários:

  1. Muito legal,valorizando parte de nossa cultura, adoro tuas postagens Berg.Um xeruh!

    ResponderExcluir
  2. fuck nice ....very very nice

    ResponderExcluir